A utilização da Inteligência Artificial pode trazer inúmeros benefícios às empresas, dentre elas estão a redução de custos, aumento da produtividade, rapidez na entrega de produtos, serviços mais ágeis e flexíveis, aumento de receitas, velocidade na concretização das vendas.
Entretanto, foi publicado pela McKinsey Global Institute, um estudo detalhado sobre como e de que forma a IA vem sendo implementado nas empresas, o relatório “Artificial Intelligence: the next digital fronteira?” demonstrou a existência de grande distância entre a percepção do potencial da IA e sua efetiva adoção.
O referido estudo demonstrou que poucas empresas estão adotando a IA de forma ativa. Na pesquisa com 3.000 executivos (C-Level)*, somente 20% disseram que estão usando este tipo de tecnologia em larga escala ou que ela já faz parte de seu core business.
As empresa que buscam alcançar vantagem competitiva através da utilização do IA, buscam automatizar processos que as máquinas ou softwares, objetivando melhores resultados em relação aqueles realizados por seres humanos.
A utilização de técnicas de Machine Learning e PNL (Programação Neurolinguística), por exemplo, corroboram no sentido de das empresas compreenderem mais sobre as expectativas e intenções dos clientes, o que de fato pode gerar a possibilidade de experiências aprimoradas, e tendo como consequência um melhor posicionamento competitivo nas suas respetivas áreas de atuação.
Assim, para que o uso desta tecnologia seja bem aproveitado, torna-se necessário redesenhar os processos de acordo com a intensidade de aplicação da IA nas organizações, uma vez que os modelos antigos de estrutura organizacional podem não trazer os resultados almejados, novos processos e novos modelos mentas serão extremamente desafiadores de ser implementarem, mas de certo imprescindíveis para a obtenção de resultados concretos.
O relatório emitido pela McKinsey&Company identificou que para a a utilização efetiva da IA nas organizações, os executivos necessitam primeiramente mapear e identificar onde a Inteligência Artificial poderá criar vantagens mais significativas, para posteriormente adotar mas formas e definir estratégias comuns de trabalho. O estudo ainda afirma ainda que o trabalho em conjunto com startups e pioneiros na área de IA podem contribuir significativamente com a aceleração deste processo.
A correta utilização deste tipo de tecnologia conjuntamente com uma gestão direcionada, pode impulsionar a eficiência operacional em escala e velocidade sem precedentes em relação aos processos atuais. Este impacto é diretamente demonstrado no infográfico abaixo:
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/10/1927953-empresas-recorremainteligencia-artificial-para-m….
Com a ajuda da IA, as empresas estão melhorando os seus resultados e diminuindo custos. As empresas estão usando a Inteligência Artificial (IA) de todas as maneiras inovadoras para avançar em seus negócios.
Afinal, para qualquer estratégia para melhorar o desempenho da empresa e alcançar os resultados propostos, há uma aplicação de IA que pode ser usada. Se você já passou preciosos minutos pesquisando na Netflix para assistir a um filme, a IA (por meio de um algoritmo de recomendação) foi, sem dúvida, usada na sua decisão sobre o que assistir.
Quando falamos que estamos sendo monitorados por Inteligência Artificial, pode parecer assustador em um primeiro momento. Mas, veja nos exemplos anteriores em quantas de nossas atividades corriqueiras já estamos sendo auxiliados por essas ferramentas.
As empresas indecentemente do segmento de mercado devem estar atentas, uma vez que, o uso deste tipo de tecnologia não é uma opção futurista a longo prazo, mas uma realidade que pode ser decisiva em termos de competitividade e sustentabilidade do negócio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
TAURION, Cezar. O Uso da Inteligência Artificial não é uma opção Futurista. Disponīvel em http://cio.com.br/tecnologia/2017/10/10/o-uso-de-inteligencia-artificial-naoeuma-opcao-futurista/ Acesso em 10/07/2020.
Lopes, Alan Moreira. Manual da inovação e das startups/ Tarcisio Teixeira, Alam Moreira Lopes, Thalles Takada – 2. ed. rev. atual e ampl. – Salvador: Editora JusPodivm, 2020.
McKinsey&Company, Discussion Paper – Artificial Inteligence: the next digital fronteira? – Junho 2017.
https://blogbrasil.westcon.com/quais-os-impactos-da-inteligencia-artificial-no-setor-de-vendas; Blog Brasil Westcon
*Expressão utilizada para identificar os principais executivos de uma estrutura/empresa, que em inglês, são chamados de “Chiefs”. Exemplos: CEO, CIO, CFO, COO, entre outros
Alexandro Gianes Cardozo, Advogado
Advocacia 4.0: A Nova Era no Mundo Jurídico
Advogado especializado nas relações de direito com a ciência da computação, direito digital ou direito eletrônico, com aplicação de técnicas forenses na busca de materialidade e autoria de crimes praticados em ambientes digitais. Pesquisa e análise do direito tradicional a partir dos impactos tecnológicos, com foco na interpretação de novos fatos, baseando-se nas relações, influências e convivência que ocorrem no ambiente digital.