Spoofing – Injeção de Imagens: O que é e como se proteger

Spoofing - Injeção de Imagens: O que é e como se proteger
dezembro 3, 2023 [email protected] 0 Comments

Introdução

O spoofing, ou injeção de imagens, é uma técnica de ciberataque que consiste em inserir uma imagem falsa em um sistema ou aplicativo. Essa imagem pode ser usada para enganar o usuário, por exemplo, fazendo-o acreditar que está acessando um site legítimo ou que está interagindo com uma pessoa real.

O spoofing de imagens pode ser utilizado para uma variedade de propósitos maliciosos, como:

  • Phishing: enganar o usuário para fornecer informações confidenciais, como senhas ou dados de cartão de crédito.
  • Malware: distribuir malware para um dispositivo infectado.
  • Fraude: criar um falso senso de legitimidade para um site ou aplicativo.
 

Como funciona?

O spoofing de imagens geralmente envolve a criação de uma imagem falsa que é idêntica a uma imagem real. Essa imagem falsa pode ser criada usando ferramentas de edição de imagens ou usando técnicas de engenharia social.

Para que o spoofing de imagens seja eficaz, é importante que a imagem falsa seja indistinguível da imagem real. Isso pode ser feito usando técnicas de manipulação de imagens, como ajuste de cores, contraste e brilho.

Existem diversas formas de falsificação a depender da mecânica de cada uma. No caso de falsificação de e-mail, entretanto, vale a pena examinar um pouco mais. Existem algumas maneiras pelas quais os cibercriminosos conseguem ocultar sua verdadeira identidade em uma falsificação de e-mail. A opção mais infalível é hackear um servidor de e-mail inseguro, conforme trecho extraído do artigo Spoofing | What is a Spoofing Attack? | Malwarebytese traduzido para o português.

Neste caso, o e-mail é, do ponto de vista técnico, proveniente do suposto remetente.

A opção de baixa tecnologia é simplesmente colocar qualquer endereço no campo “De”. O único problema é que se a vítima responder ou o e-mail não puder ser enviado por algum motivo, a resposta irá para quem estiver listado no campo “De” – não para o invasor. 

Essa técnica é comumente usada por spammers para usar e-mails legítimos para passar pelos filtros de spam. Se você já recebeu respostas a e-mails que nunca enviou, esse é um possível motivo, além de sua conta de e-mail ter sido hackeada. Isso é chamado de backscatter ou spam colateral.

Seja qual for a falsificação, nem sempre é suficiente apenas lançar um site ou e-mail falso para o mundo e torcer pelo melhor. A falsificação bem-sucedida requer uma combinação da própria falsificação e da engenharia social. Engenharia social refere-se aos métodos que os cibercriminosos usam para nos induzir a fornecer informações pessoais, clicar em um link malicioso ou abrir um anexo carregado de malware.

Como se proteger?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para se proteger do spoofing de imagens:

  1. Seja cauteloso ao fornecer informações pessoais ou financeiras online.
  2. Verifique sempre a autenticidade de um site ou aplicativo antes de interagir com ele.
  3. Use um software de segurança atualizado para proteger seu dispositivo contra malware.
 

Conclusão

O spoofing de imagens é uma técnica de ciberataque que pode ser usada para uma variedade de propósitos maliciosos. É importante estar ciente dessa ameaça e tomar medidas para se proteger.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue visitando nosso blog e o perfil do Instagram para não perder nada sobre Direito, Tecnologia, inovações, e notícias!

O Artigo acima foi escrito e revisado por nosso time. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.

Imagem: Freepik

Fonte: {trecho – como funciona?} – Site: Malwarebytes

Leave a Reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.